Matérias, Quadrinhos

Heróis sem superpoderes !!

Heróis sem superpoderes !!
Super-heróis, sempre quando pensamos neles já imaginamos pessoas extraordinárias, com capacidades sobre humanas, capazes de voar, levantar carros ou super velocidade, mas existe muitos heróis quer não possuem tais habilidades, são apenas humanos. Muito heróis contam apenas com a inteligência e a técnica, e alguns equipamentos, para combater o crime.

         Esses heróis sem superpoderes, foram os primeiros a surgir no universo dos quadrinhos, e alguns se mantem na ativa até hoje. Vamos fazer aqui uma pequena linha do tempo, e citar os mais famosos heróis.

O Primeiro Herói.

O primeiro herói fictício a vestir um traje colante, e uma cueca por cima das calças, que se tornou uma marca registrada dos super-heróis de histórias em quadrinhos, foi “O Fantasma”(1936), outros elementos como, a máscara sem pupilas visíveis, é padrão até hoje em alguns personagens. O Fantasma, pode ser considerado como uma figura “de transição”, trazendo consigo algumas das características de heróis de revistas ‘pulp’, bem como antecipar as características de super-heróis de quadrinhos mais atuais como Superman, Batman e Capitão América.

heróis sem poderes

Em bora seus inimigos o considerassem imortal, Christopher Walker (o primeiro Fantasma), era um jovem de 20 anos, que viu seu pai ser assassinado pelos temíveis piratas da irmandade Singh durante um ataque ao navio onde viajavam. Único sobrevivente, Christopher consegue chegar às praias de Bengala, país fictício da África e é salvo pelos pigmeus Bandar. Logo em seguida, o corpo de seu pai é encontrado.

Revoltado diante dessa grande perda, Christopher faz um juramento com o crânio de seu pai nas mãos, prometendo que toda a sua linhagem se dedicaria a combater a tirania no mundo.

çpo

E assim o fez, o primeiro Fantasma começou sua luta contra o crime em 1536, o filho dele continuou o legado após a sua morte, e o filho do filho dele, e assim, sucessivamente, de pai para filho, a lenda do Fantasma foi crescendo entre os nativos e criminosos, o tornando imortal.

Seguindo a formula…

Bill Finger e Bob Kane apresentam seu personagem na Detective Comics #27 (Maio de 1939), originalmente com o nome “o Bat-Man”.

kji

Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises, depois de testemunhar o assassinato de seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos. Treinou, tanto física quanto intelectualmente durantes sua vida, e cria um alter ego inspirada em um morcego, para combater o crime.

batman_ak_RGB_panosia_low_548b40b2b8b334.27650198-700x1062

Não demorou para que a história do homem-morcego conquistasse uma verdadeira legião de fãs. Mesmo sem poderes sobrenaturais, alienígena, etc, Batman enfrenta inimigos poderosos, que vão desde psicopatas fantasiados de palhaço a deuses galácticos. Batman possui um grande arsenal para o combate ao crime, como bumerangues, bombas e o seu batmóvel, além de possuir um intelecto incrível, sem falar que ele também tem a companhia do garoto Robin para auxiliá-lo nas missões difíceis.

Batman_Dick_Grayson_0002

Mas se o assunto é vingança…

Gerry Conway e John Romita Sr., apresentam O Punisher (conhecido como Justiceiro no Brasil) na The Amazing Spider-Man #129 (Fev. 1974). Um anti-herói, que inicialmente seria um antagonista recorrente nas aventuras do Homem-Aranha, no entanto a crítica sobre o personagem foi tão positiva, que ganhou o seu próprio arco de histórias no universo MARVEL.
ASM-129-01

Frank Castle, um veterano do Corpo de Fuzileiros Navais norte-americano, se torna um vigilante que usa métodos de assassinato, rapto, extorsão, ameaças e a tortura na sua guerra contra o crime, após presenciar as mortes da sua esposa e dos seus filhos durante um tiroteio da Máfia Americana no Central Park. Desde então, Punisher move-se numa guerra de um só homem contra a máfia e todos os criminosos usando todo o tipo de armamento de guerra.

Punisher

O poder do dinheiro!

E como não citar o Gênio, bilionárioplayboyfilantropo, ele que provou que o dinheiro é o maior superpoder de todos (só perde para o protagonismo).

Tales of Suspense 039 - Iron Man 114 mini

O bilionário Anthony (Tony) Stark, usa armaduras de alta tecnologia e sob o nome de Iron Man, ele combate ao crime. Foi criado em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby. A primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 (história publicada pela primeira vez no Brasil em Heróis da TV #100). Desde então se tornou um dos personagens mais proeminentes da Marvel, como membro dos Vingadores.

armory-1

Na versão original, durante a guerra do Vietnã, Tony Stark é vítima de uma explosão de granada. Stark sobreviveu à explosão, mas estilhaços do explosivo se alojaram próximo ao seu coração, ameaçando sua vida. Ele foi capturado e levado até o líder Wong Chu que o força a criar uma poderosa arma. Tony não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os captores. Ele cria a primeira armadura do Homem de Ferro e com ela, enfrentou os soldados e os derrotou. Sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse, e libertasse os prisioneiros.
Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura e adotou as cores vermelho e dourado como os padrões da armadura, com algumas pequenas alterações esporádicas como preto, prateado e, mais recentemente, branco.

novamarvel-04

Ser herói, não tem muito a ver com poderes, e sim com a sua capacidade de fazer o certo. Heróis são aqueles capazes de fazer a diferença. Todos podemos ser heróis, do nosso jeito, todos os dias, nos pequenos gestos. TODOS PODEMOS SER HERÓIS

download

Doug_sky
Me procurem

Doug_sky

Cinéfilo, Fã de ficção cientifica,Seriados, colecionador de filmes, hqs e livros. Adoro cultura pop dos anos 90.
Doug_sky
Me procurem

Comente este post com seu Facebook

Written by in